terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Entrevista sobre as Práticas Realizadas em prol do Projeto Água e Óleo não se Misturam



O PROGRAMA ÓLEO E ÁGUA NÃO SE MISTURAM FOI RECONHECIDO  EM PRÊMIO NACIONAL DA CAIXA.

Em 2008 nosso grupo escoteiro iniciou o Projeto para descarte correto do óleo de cozinha saturado e fizemos uma parceria com a Águas de Joinville e em 2011 eles Lançaram este Projeto que teve premiação nacional. 

Em reconhecimento ao nosso trabalho nos convidaram a fazer parte do DVD de boas práticas na questão do descarte do óleo de cozinha saturado, então no dia 17 de novembro relatamos ao entrevistador nossas ações.


A ideia da aplicação do projeto surgiu numa reunião de patrulha, com objetivo de escolher um projeto para a conquista da Insígnia Lis de Ouro, porém o projeto cresceu e acabou contagiando todo o grupo que desde então vem desenvolvendo este projeto.

A mistura do óleo e água pode gerar conseqüências drásticas para o meio ambiente e estragos nas tubulações de esgoto sanitário. Quando os dois elementos percorrem a rede, a gordura, em reação com outros elementos, se solidifica e não se dissolve na água, provocando entupimentos, vazamentos e mau-cheiro. Os transtornos causados podem ser sentidos nas residências ou estabelecimentos comerciais, devido ao descarte incorreto do óleo usado, geralmente pelos ralos das pias. Conforme dados da Sabesp, um litro de óleo despejado no meio ambiente contamina 25 mil litros de água dos lençóis freáticos.






Nenhum comentário:

Postar um comentário